Linha do Sul, Troço Ermidas do Sado - Grândola Norte
Corredor Internacional Sul
Ferrovia 2020
  • Linha do Sul, Troço Ermidas do Sado - Grândola Norte
  • Linha do Sul, Troço Ermidas do Sado - Grândola Norte
Localização
Concelhos abrangidos:
Grândola e Santiago do Cacém.
Extensão
A extensão do troço Ermidas do Sado - Grândola Norte, na Linha do Sul, do pk 129,631 e o pk 95,026 (34,6 km).

Âmbito da Intervenção

A empreitada de Modernização do troço da Linha do Sul entre Ermidas do Sado e Grândola Norte, compreende a execução dos seguintes trabalhos:

  • Reformulação dos layout das Estações de Ermidas Sado e Canal Caveira, incluindo trabalhos de tratamento de plataforma, drenagem, terraplenagem e via;

  • Vedação do canal ferroviário na Linha de Sines;

  • Construção de uma nova passagem hidráulica (PH) em Canal Caveira;

  • Adaptação das infraestruturas de tração elétrica (IFTE), associadas às intervenções;

  • Implementação do retorno de corrente de tração e terras de proteção (RCT+TP) na Linha de Sines, troço Raquete – Porto de Sines;

  • Execução de novas infraestruturas de suporte à Sinalização e Telecomunicações – Caminho de Cabos;

  • Reposição de Serviços Afetados.

Benefícios

A conclusão da modernização/construção do Corredor Internacional Sul Sines/Setúbal/Lisboa-Caia, no qual se integra este troço, irá permitir alcançar os seguintes benefícios:

  • Reforço da coesão económica e social no território nacional;
  • Melhoria da mobilidade;
  • Aumento da capacidade / oferta de novos serviços;
  • Aumento da eficiência e competitividade do transporte de mercadorias;
  • Redução de tempos de percurso;
  • Redução de emissões GEE;
  • Diminuição de custos para os operadores ferroviários;
  • Promoção do aumento da quota ferroviária;
  • Possibilidade de circulação de comboios de mercadorias até 750m;
  • Reforço das ligações com a Europa;
  • Redução da sinistralidade e de congestionamento.

Financiamento Comunitário

UE